MEI para Fotógrafos: As perguntas e respostas mais frequentes

Fotógrafo pode ser MEI? E veja outras perguntas para ver se o MEI serve para seu negócio de fotografia

O MEI é um programa incrível no qual, felizmente, fotógrafos podem fazer parte.

Para melhor te preparar para avaliar se o MEI serve mesmo para seu negócio de fotografia, montamos este artigo MEI para Fotógrafos: As perguntas e respostas mais frequentes pensando realmente nos mais diversos perfis de fotógrafos.

O programa MEI está completando 12 anos com enorme sucesso e já superou 10 milhões de cadastros.

Os fotógrafos iniciantes, e mesmo aqueles fotógrafos que estão trabalhando há mais tempo com a fotografia profissional, é fundamental conhecer os benefícios de ser MEI.

MEI para Fotógrafos – Quais as Perguntas Frequentes que todo fotógrafo deve fazer?

A seguir então as principais perguntas e respostas que você deve fazer para avaliar se o MEI é o modelo ideal para você formalizar seu negócio:

1- O que é ser um fotógrafo com cadastro no MEI?

De acordo com o programa MEI, há quase 500 atividades aceitas, entre elas os serviços fotográficos.

Os serviços fotográficos estão autorizados para cadastro no MEI e tudo indica que não há exceções, ou seja, todos os perfis e estilos fotográficos são permitidos.

O que significa se tornar um fotógrafo no MEI em termos práticos?

Fizemos um artigo completo dedicado a explicar a definição e a importância do MEI para profissionais que recomendamos que você leia.

Conforme explicamos, as vantagens de ser MEI são muitas e não é a toa que o MEI se tornou o maior programa de inclusão social de caráter empreendedor no país. Os fotógrafos, portanto, tem que comemorar.

Para a fotografia profissional, por ser uma profissão não regulamentada, ela historicamente carrega um estereótipo de informalidade. Há muitos relatos de fotógrafos mencionando a surpresa de alguns clientes que verificam que o fotógrafo possui uma empresa MEI ou tipo microempresa.

Graças ao crescimento do mercado fotográfico, e graças ao MEI, muitos fotógrafos estão deixando de atuar informalmente e se profissionalizando também no aspecto jurídico.

Em outras palavras, com o MEI, o fotógrafo constitui uma empresa, passa a ter CNPJ e pode contar com outras vantagens que vamos mencionar a seguir.

2- Como posso me cadastrar no MEI?

Se cadastrar no MEI, para o fotógrafo, significa na prática criar uma empresa de fotografia onde a empresa é o profissional?

Para o fotógrafo profissional, o MEI é uma excelente opção, mas não é a única.

Caso você tenha um estúdio de fotografia, ou uma produtora de serviços fotográficos, o MEI pode não servir. Como o próprio nome diz, o MEI é um modelo para profissionais individuais – embora seja permitido ter no máximo um empregado.

Há outros requisitos importantes também para você verificar.

O principal requisito do MEI é ter um faturamento anual de até R$ 81 mil e o profissional não ser sócio de outras empresas.

Para verificar como você pode se cadastrar, verifique aqui os passos e documentos exigidos no processo de cadastro.

3- Por que é importante emitir nota fiscal?

Ter um CNPJ significa, em termos simples, ser capaz de cadastrar na prefeitura e com isso emitir nota fiscal para seus trabalhos fotográficos.

Talvez você, como fotógrafo que nunca emitiu nota fiscal (NF), se pergunte: Por que será importante para meus serviços fotográficos emitir NF?

Se tornar um MEI é um processo que tem tudo para aumentar a reputação do seu negócio e abrir portas também para novas oportunidades.

Alguns serviços requerem a emissão de NF e se você não faz, você simplesmente está fora.

De forma geral, quanto mais profissional seu negócio da fotografia se torna, mais vai pegar mal você virar para seu cliente ou interessado e dizer que você não tem uma empresa.

Além de emitir nota fiscal, o fotógrafo pode também abrir uma conta bancária do tipo empresa, cobrar clientes como pessoa jurídica e também assinar contratos como empresas ao invés do seu CPF/Pessoa física.

4- O MEI vai ajudar a valorizar minha Marca?

O Valor do Fotógrafo é admirável. Registrar momentos e torná-los eternos é uma missão que todo fotógrafo faz e isso não tem preço para famílias e empresas que contratam.

Como sabemos bem, a fotografia é eterna e todo fotógrafo sabe e valoriza isso.

Mas como traduzir tudo isso em valorização da sua marca?

Assumindo que a técnica fotográfica e o fluxo de trabalho do fotógrafo esteja sob controle, o grande desafio que resta para todos fotógrafos que empreendem é fazer um bom marketing e e ter um bom processo de vendas.

Um dos aspectos mais importantes para ter um bom desempenho tanto no marketing como nas vendas é a construção de uma marca forte.

Uma marca profissional, com ótima reputação, é 50% do esforço de vendas, podemos assim dizer.

Construir uma marca respeitada e de sucesso é fundamental para um negócio fotográfico. Não tenha dúvidas que todos os aspetos contam também.

Falando em marca, lembre-se que a marca é como uma casa sendo construída. Cada detalha conta, claro, mas a base da casa é muito importante para tudo que virá “em cima. Assim é a marca para qualquer profissional empreendedor, muito válido por sinal para fotógrafos que prezam tanto pela sua missão e serviço.

O fotógrafo que se tornou um MEI, ou mesmo uma microempresa, deixa claro que há um negócio formal e profissional. O cadastro MEI, para fins práticos, é mesmo uma empresa e vai reforçar o valor da sua marca.

Como-se cadastrar-no-MEI?

5- Fazer a contabilidade como MEI é difícil?

Ao ser um MEI, você está automaticamente no regime tributário Simples Nacional.

Você pode confirmar com seu contador: não há regime mais simples que este!

E outra vantagem: o Simples Nacional possui o menor custo de contabilidade se comparado aos outros modelos,

Estar no MEI para o fotógrafo é mesmo estar no modelo ideal para profissionais que trabalham sozinho ou que tenham no máximo um colaborador.

Para fazer a contabilidade como MEI é mais simples, porém é ainda muito difícil fazê-la sem a ajuda de um contador. Procure um contador ou serviço de contabilidade que você sinta confiança. Contar com um contador é fundamental.

6- Ser MEI conta para a aposentadoria?

Talvez você não esteja pensando nisso, mas é bom você saber que MEI permite acesso a certos benefícios como:

  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade;
  • aposentadoria por idade ou invalidez;
  • pensão para a família no caso de mote.

Como tudo relacionado a governo e benefícios provenientes do governo, é preciso atenção aos detalhes, requisitos e, mais importante, sua obrigações. Consulte seu contador e até mesmo um advogado para saber mais.

Conclusão

Fizemos, assim, esta publicação para trazer à luz as principais perguntas para você normalmente faria para saber se o MEI vai servir para seu negócio na fotografia.

Graças ao MEI, milhões de profissionais, e particularmente milhares de fotógrafos, estão empreendendo seus negócios na formalidade.

O MEI é um dos sinais que divide a fotografia amadora da profissional. E pode abrir portas e facilitar as vendas.

Espero que o artigo MEI para Fotógrafos – Perguntas e Respostas Frequentes tenha esclarecido muita coisa.

E como dissemos, foi escrito para ser útil para todos perfis de fotógrafos.

Nosso blog possui vários outros temas voltados a empreendedorismo e fotografia para você checar e compartilhar.

Como é usual pedirmos, deixe seu comentário abaixo para a gente saber o que você achou desse conteúdo.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post MEI para Fotógrafos: As perguntas e respostas mais frequentes appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: