+15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros – Guia Prático

Aprenda e se inspire com as melhores referências de layout de lâminas de Álbuns Fotográficos e Fotolivros

Bem-vindo ao +15 Layouts de Älbuns de Fotos e Fotolivros – guia prático para você aprender a criar lindos layouts de fotos para álbuns casamento, família, newborn, ensaios fotográficos e outros trabalhos visuais.

O trabalho de criar álbuns e fotolivros é criativo, divertido mas também está repleto de desafios e truques.

O que você vai aprender neste guia prático são estratégias e dicas para criar layouts criativos e seguros para você usar quando for diagramar seus álbuns de fotografia ou de imagens.

Se a palavra diagramação ou a criação de layout de fotos para álbuns são novidades para você, não se apavore. Você vai aprender que a curva de aprendizado não é difícil mesmo para quem não tem muita noção de design visual ou mesmo nunca tenha feito uma diagramação na vida.

Qual é um Layout de Fotos para Álbum e fotolivros?

Esta é uma pergunta até experientes designers, diagramadores de álbuns e fotógrafos experientes podem dar respostas bem diferentes.

Vamos tentar responder de forma bem objetiva.

Todas as pessoas carregam referências visuais e gostos. Algumas características podem agradar a uns e a outros não, porém há padrões de cores e estéticas que geralmente agradam muita gente.

Um bom layout de fotos de álbum fotográfico é portanto um layout terá uma alta probabilidade de agradar, seja pelas fotos, pelas cores, pela estética, pelo material, mensagem, ou como dizemos, pela harmonia de todos esses elementos.

Nesse sentido de agradar a muitos, este guia prático vai com incríveis referências visuais e ideias de layouts que além do belo impacto visual irá trazer segurança de que o resultado será de nível excelente, praticamente com zero chance de ser “reprovado”.

Você pode estar se perguntando… como conseguimos excelentes referência de layout de fotos?

Profissionais experientes com a diagramação profissional de álbuns fotográficos e fotolivros, junto com a ALBOOM, plataforma de soluções para fotógrafos e criativos, criaram este GUIA com propósito de inspirar e incentivar a venda de álbuns como forma de valorizar a fotografia e ajudar a criar mais oportunidades de negócios seja com a venda de álbuns como foto produtos.

Para fotógrafos, estúdios fotográficos e produtoras de formatura, o layout das fotos é o fator mais importante, junto com a qualidade fotográfica das imagens, que permite que a cada virada de página quem estiver vendo fique encantado e emocionado. 

Esse momento do encantamento, também chamado de momento da verdade ou fator wow no marketing, é o objetivo principal que buscamos quando criamos um belo álbum de fotografia ou mesmo uma galeria de fotos online.

Layout-de-fotos-diagramacao
Layout de Fotos de Álbum Fotográfico – Fotos por Bel Ferreira.

Dicas para Diagramar um Lindo Álbum de Fotos ou Fotolivro

Segundo especialistas, para criar álbuns e fotolivros que sejam excepcionais você precisa se preocupar com 3 pilares da diagramação profissional que são:

  • USE A SUA CRIATIVIDADE: cada página ou lâmina (as páginas abertas, com livro aberto) do álbum tem uma linguagem e um pensamento estético que se soma às imagens em si para ter o efeito mágico de harmonia e emoção.
  • DESTAQUE SUA FOTOGRAFIA, ARTE FOTOGRÁFICA ou ARTE VISUAL: Principalmente na fotografia, cada imagem foi pensada e o fotógrafo profissional pode e deve usar da impressão para destacar o que ele pensou para conceber a fotografia.
  • CRIE LAYOUTS COM SEGURANÇA: Pode ser uma novidade para você, mas um layout pode ter riscos sérios e chegar a arruinar todo o álbum ou fotolivro. Uma boa parte dos erros de impressão ocorre por causa de um layout ruim ou incompatível com a encadernadora ou o laboratório de impressão.

Ao criar este guia de layouts de fotos nós procuramos selecionar layouts extraordinário em termos visuais e também funcionais. Sobre o fator segurança, iremos trazer alguns alertas para você evitar certos riscos que não vale a pena correr.

De uma forma bem direta, este guia então vai te ensinar a criar álbuns e fotolivros que sejam CRIATIVOS, ARTÍSTICOS e com resultados SEGUROS!

Talvez o resultado seja até maior que isso: ser mais produtivo nos projetos de diagramação e aumentar seu faturamento com a venda de mais álbuns e fotolivros.

PREFÁCIO

Todos os layouts que serão mostrados seguem o formato de um álbum/fotolivro quadrado com tamanho 30cm X 30cm.

Também chamado de “30 por 30”, o Álbum 30×30 é um dos formatos mais utilizados por fotógrafos de casamento, família e newborn pelo aspecto elegante e de uso muito versátil para criar layouts de fotos variados e ótimo para storytelling fotográfico.

Ao abrir um álbum quadrado, a lâmina fica dimensão de 30cm x 60cm, o que permite mostrar várias fotos se preciso.

Sobre a criação do layout do álbuns e fotolivros, você vai também precisar de uma ferramenta de diagramação para te ajudar a criar álbuns de forma fácil, rápida e segura.

O Alboom Desingbox e o Smart Albums são duas ferramentas de diagramação que permitem facilmente especificar o layout, escolher modelos específicos das principais encadernadoras do Brasil e efetivamente fazer a diagramação de forma muito intuitiva de arrastar e soltar.

Para que o conceito de ferramenta de diagramação fique mais claro para você, veja vídeo sobre o Alboom Desingbox a seguir.

+15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros

Organizamos os layouts em seções para facilitar seu aprendizado na criação de layouts de álbuns de fotos:

LAYOUT DE FOTOS PADRÃO

DIAGRAMANDO FOTOS VERTICAIS

DEIXANDO MAIS ESPAÇO DE MARGEM

LAYOUT ESPELHADO NAS PÁGINAS DA LÂMINA

DIAGRAMANDO UMA FOTO POR LÂMINA

FOTOS OCUPANDO DUAS PÁGINAS


PARTE 1: LAYOUT DE FOTOS PADRÃO

1. Layout de 2 fotos

15-layouts-de-albuns-de-fotos-e-fotolivros

Você tem as duas super fotos que são como unha e carne, o que fazer?

A solução pode parecer óbvia, mas tente colocar na mesma lâmina.

Uma ideia para ficar um layout mais artístico é você eleger uma para ser a foto primária e se possível colocar à esquerda.
Este layout além de elegante consegue sutilmente aplicar uma ordem de importância e ajudar na história.

É um layout de diagramação clássico, elegante, com grande destaque nas duas fotos.

Você concorda que é uma excelente maneira de começar o álbum ou fotolivro?

2. Layout de 3 fotos (1 primária e 2 secundárias) – A

Layout-de-albuns

Agora temos 3 fotos e o layout que mostramos cumpre muito bem esta situação de ter de destacar uma foto.

Ao pensa no layout de fotos ideal para cada lâmina, sempre que desejar dar um destaque especial para uma foto a solução simples e elegante é deixá-la sozinha em uma metade da lâmina, seja expandida ou um pouco menor, com margem, seguramente vai causar um lindo efeito.

Com este layout de 3 fotos, o que queremos ressaltar é o aumento de 2 fotos para 3 em uma lâmina. Isso é uma estratégia interessante, ir aumentando gradativamente o número de fotos por lâmina. E evidentemente mesclando estilos e variações seja no número de fotos ou no próprio estilo do layout.

3. Layout de 3 fotos (1 primária e 2 secundárias) – B

Layout-de-paginas

Aqui outra variação para um layout de 3 fotos.

Agora temos 3 fotos e o layout que vamos propor para esta situação é destacar a foto primária para um efeito ainda maior que o layout anterior.

Para criar uma harmonia, repare que as o layout das fotos secundárias ficou menor que a anterior, trazendo equilíbrio e uma melhor harmonia geral.

4. Layout de 4 fotos (2 primárias e 2 secundárias)

album-de-fotografia

Com 4 fotos também conseguimos dar muito destaque às fotos.

O layout de 4 fotos na lâmina vai ficar ainda mais sofisticado se elegermos 2 fotos primárias para um maior destaque e do outro lado duas fotos secundárias.

Novamente, para criar um equilíbrio queremos destacar a margem ou respiro que demos no layout das fotos secundárias.

5. Layout de 4 fotos (1 primária, 1 secundária + 2 relacionadas)

diagramacao-de-fotos

Este layout é ideal para separar duas histórias distintas numa mesma lâmina.

Com 4 fotos, podemos ter muitas combinações de layout na hora da diagramação mas para aumentar a sensação de histórias usamos o conceito de foto relacionada. A foto secundária é acompanhada por duas fotos relacionadas, ou seja, trazendo momentos próximos e ligados a foto principal na página.

É sempre interessante, mesmo que de forma visualmente discreta, ter um racional na hora de priorizar as fotos no layout. Nesse sentido ficou evidente que temos uma foto primária, com o máximo de destaque possível a esquerda, e uma outra foto muito importante acompanhada de duas fotos para trazer mais momentos da história.

6. Layout de 5 fotos (1 primária + 4 relacionadas)

album-de-fotos

Com 5 fotos, por ser um número ímpar, uma simetria boa para a diagramação da lâmina é novamente escolher uma foto primária e 4 fotos tendo o mesmo “peso” no layout.

Trata-se de um layout tradicional, seguro, que dado a quantidade de fotos, fará o apreciador ficar um tempo maior curtindo cada detalhe.

Após um layout de diagramação com 5 fotos ou mais, é bom ir pensando em inserir outras lâminas com menos fotos.

7. Layout de 5 fotos (1 primária + 2 relacionadas e 2 secundárias)

layout-de-album

Mais uma variação muito interessante para diagramar 5 fotos na lâmina. 

1 foto destaque (primária) junto com duas fotos relacionadas em uma metade.

E na outra metade da lâmina destacamos duas fotos secundárias – alinhadas com a mesma altura da outra metade.

Buscar “inter-conexões” ou semelhanças, e destacar diferenças nos layouts medicas é um fator artístico que pode ser muito explorado com criatividade.

Neste caso há dois layouts distintos, com disposicoes das fotos diferentes, mas há a semelhança na altura, o que traz equilíbrio visual.

PARTE 2: DIAGRAMANDO FOTOS VERTICAIS

Nesta segunda parte do guia +15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros vamos introduzir o conceito de fotos verticais no contexto de diagramação.

As fotos verticais também têm seu espaço e brilho em um layout de fotos.

Com com os pontos positivos, vem também algumas atenções. Propositadamente escolhemos alguns layouts especiais para mostrar bem como a mistura de fotos verticais com horizontais pode ser um grande sucesso no seu álbum fotográfico.

8. Layout de 3 fotos (1 primária e 2 verticais secundárias ou relacionadas)

Dicas-de-diagramacao-de-albuns

Pode não ser tão fácil fazer layouts de álbuns e fotolivros com uma estética legal usando fotos verticais.

A foto verfical pode quebrar a fluidez natural da lâmina horizontal.

Porém com prática, e boas referências e inspiração, o resultado final pode realmente impressionar – que é o caso desse layout.

Nesse layout destacamos 1 foto primária e duas fotos secundárias ou relacionadas a primeira que estão em formato vertical.

Viu como ficou interessante?!

9. Layout de 4 fotos (1 primária e 1 vertical + 2 relacionadas)

Dicas-de-layout-para-albuns

Neste layout diagramamos mais uma foto vertical.

Você deve estar se perguntando, por que tanta ênfase a foto primária?

Um dos erros mais comuns na diagramação profissional de álbuns e fotolivros é o profissional não dar destaque diferenciado nas fotos realmente chave.

Um dos objetivos do layout de fotos e do álbum final é criar o efeito WOW… portanto destacar uma foto primária, embora seja as vezes difícil priorizar, é a melhor estratégia.

Voltando ao layout, quisemos mostrar que é possível ir encaixando as fotografias verticais conforme você for avançando na diagramação, e neste caso agrupamos 1 foto vertical com duas horizontais.

10. Layout de 3 fotos (1 primária vertical + 2 relacionadas)

layout-de-fotolivros

E quando a melhor fotografia ou imagem for uma foto vertical?

Neste layout que vamos mostrar foi pensando para a situação de ter uma foto primária em tamanho vertical.

Muitos acham que não é correto unir fotos verticais com horizontais na mesma lâmina mas você já viu que é perfeitamente possível criar pelo menos um layout ideal para essa situação.

Aqui mais um exemplo.

Aproveitamos todo espaço vertical da foto vertical primária em uma metade da lâmina e encaixamos 2 fotos horizontais, relacionadas ou secundárias, de um jeito clássico na outra lâmina.

Chegamo a 10 layouts até aqui. Você está gostando? está sendo útil.

Ao chegar no final deixe por favor seus comentários e sugestões!

PARTE 3: DEIXANDO MAIS ESPAÇO DE MARGEM 

Aqui vamos falar da difícil hora de simplesmente escolhermos nào mostrar nada.

Pois é. O branco, ou espaço de margem também é uma forma de arte, de layout.

Veja como usar layouts com mais fundo também destaca as fotografias e cria um grande senso artístico e harmônico.

11. Layout de 5 fotos (1 primária + 4 relacionadas) – A

diagramacao-de-albuns

Uma excelente forma de deixar o álbum de fotos mais sofisticado é tendo algumas lâminas com maior margem ou mais espaço entre as fotos, aproveitando-se disso para que o espaço fotográfico tenha também uma “mensagem estética” forte.

Nesta solução que demos, o layout ficou com uma foto quadrada e 4 verticais na outra metade da lâmina.

A margem vertical, igual para os dois conjuntos, traz a harmonia para o conjunto.

Gostou do charme da foto primária com layout quadrado?

12. Layout de 5 fotos (1 primária + 4 relacionadas) – B

layout-fotografico

Como dissemos, mesclar layouts é uma tática central para diagramar um álbum e mostrar histórias de uma maneira criativa.

Nesta composição de layout, as 5 fotos juntas formam um retângulo! E ainda conseguimos dar um destaque muito interessante, com margem ampliada, para a foto principal.

A proporção das fotos relativamente reduzidas traz um efeito de sequencia e até de filme retrô.

Falando em sensação de estar assistindo vários momentos com o álbum fotográfico, o próximo layout trará bem este recurso que você pode utilizar na diagramação.

13. Layout de 7 fotos (1 primária + 6 relacionadas)

dicas-de-diagramacao-de-lamina

Ao colocar muitas fotos, a redução do tamanho de cada foto é inevitável e a questão passa a ser:

Como se aproveitar para criar um layout diferente e criativo para mostrar muitas fotos!

Criamos este layout para mostrar esse pensamento de mostrar muitas fotos criando um efeito especial.

Seguindo o mesmo conceito do layout anterior.

Note que neste caso 2 fotos estão sobre o vinco.

É bom você saber que dependendo do álbum e forma de impressão, estas fotos estão correndo um risco de não ficar perfeito. Cuidado com os excessos de imagens numa única lâmina. Fotos demais forçam o layout para que as imagens sejam cada vez menores, trazendo menos pregnância e mais confusão na leitura.
Esse é sempre o problema de inserir muitas fotos em uma lâmina.

PARTE 4: LAYOUT ESPELHADO NAS PÁGINAS DA LÂMINA

14. Layout de 4 fotos – Estilo Filme Retrô

albuns-fotograficos

Espelhar página pode trazer grande sofisticação a diagramação total do álbum. Mas abusar do espelhamento pode deixar aquela sensação de não artístico ou demasiado simétrico.

Veja um exemplo onde o resultado fica muito legal ao espelhar nas duas metades, o layouts de álbuns de Fotos e fotolivros

Veja que combinação sofisticada de 4 fotos em um layout tipo filme retro de câmera fotográfica ou slide fotos.

A margem e o espelhamento dão muita sofisticação.

Ótima forma de demonstrar sequência de momentos sem definir uma foto com a mais importante.

PARTE 5: DIAGRAMANDO UMA FOTO POR LÂMINA

Ao diagramar um álbum profissional de fotografia, embora as possibilidades de layout de fotos sejam muitas, escolher uma lâmina para mostrar uma só fotografia é uma ótima idéia.

Às vezes o simples é o mais sofisticado.

Leonardo Da Vinci.

15. Layout de 1 foto – Estilo 100% ou explodido na lâmina

layouts-de-albuns-de-fotos

Explodir uma fotografia para ocupar a lâmina inteira deixa a diagramação do álbum muito artística e pode ser uma excelente forma de separar um momento para iniciar outro, ou ainda para criar o grand finale dos layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros

O resultado é o mais simples e direto possível – a fotografia assume o maior destaque possível no álbum

Ao optar por este layout na diagramação, tenha atenção para não colocar rostos e partes importantes da foto nas extremidades nem na dobra. 

Lembre-se que a imagem é o destaque único desta construção. Escolha uma imagem forte, que seja compatível com tamanha importância que este layout proporciona e lembre-se de usar as regras de composição para também posicionar bem sua imagem no design escolhido.

16. Layout de 1 foto – Estilo explodido na lâmina com margem

Albuns-de-casamento

Mais uma variação especial de layout para 1 foto na lâmina.

A margem também cria uma sofisticação sensacional.
Explodir a foto na lâmina com ou sem margem vai ser uma questão de gosto. E talvez, se há elementos importantes nas extremidades na fotografia, esta opção de layout é melhor que a anterior.

PARTE 6: FOTOS OCUPANDO DUAS PÁGINAS

Deixamos por último para tratar das diagramações de lâmina onde a fotografia ocupa ou invade duas metades da lâmina ou as duas páginas.

O resultado é muito artístico, muito elegante, mas requer atenção para não arruinar o resultado final impresso.

Recomendamos testar este tipo de layout de foto primeiro em um álbum próprio antes de arriscar com o álbum do cliente.

17. Layout de 2 fotos – 1 foto primária e 1 vertical

albuns-de-familia

Nesse layout deixamos a foto em destaque entrar na segunda metade da lâmina na mesma proporção que a margem da foto vertical.

Ficou bem interessante, não é?

18. Layout de 4 fotos – 1 foto primária e 3 relacionadas

albuns-de-newborn

Seguindo o mesmo conceito do layout anterior, aqui ao invés de colocar uma foto vertical encaixamos 3 fotos padrão, horizontais.

O resultado fica igualmente harmônico e muito impactante por apresentar 3 fotos relacionadas a grande imagem em destaque.

Conclusão

Como deve ter percebido nos layouts de álbuns de fotos e fotolivros, o trabalho de diagramação com excelentes layouts de fotos valorizam o resultado final do trabalho.

E com isso todo o trabalho em si também fica fortemente valorizado.

Este guia aportou alguns conhecimentos técnicos e dicas criativas que vão ajudar a criar mais impacto em cada virar de página e dar ainda mais destaque às fotografias de casamento, fotos de família, ensaios fotográficos entre outros segmentos na fotografia ou do empreendedorismo criativo.

Espero que você tenha gostado das dicas aqui mostradas, e que elas ajudem você a crescer seu trabalho dentro da fotografia.
Indique este artigo para amigos e compartilhe nossas publicações.


Foto da Capa: Alboom. Fotos por: Andréa Leal.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post +15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros – Guia Prático appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: