Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos – MAIORES ERROS

FOTÓGRAFOS E CRIATIVOS: APRENDA OS MAIORES ERROS NO INBOUND MARKETING – E VEJA DICAS DO QUE FAZER

Vou falar aqui de marketing de conteúdo, ou melhor de INBOUND MARKETING. Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos – MAIORES ERROS vai tratar de mostrar um conjunto de dicas sobre como melhor usar essa poderosa ferramenta de captação de oportunidades e geração de vendas.

A verdade é que cada negócio é único, e isso é ainda mais verdadeiro para Fotógrafos e Criativos – que tem na sua própria arte seu diferencial.

E é por isso que neste artigo vamos focar no lado prático, principalmente dizendo o que NÃO fazer para que seu INBOUND MARKETING seja um sucesso e não traga pontos negativos para seu negócio.

Inbound-marketing-para-fotografos

COMO DEFINIR INBOUND MARKETING PARA FOTÓGRAFOS E CRIATIVOS?

O Blog da Alboom já se dedicou a falar sobre marketing para fotógrafos e o mesmo se aplica a outras profissões visuais, como designers, decoradores, arquitetos, artistas – enfim as profissões criativas.

Então o que seria INBOUND MARKETING para fotógrafos e criativos?

O conjunto de técnicas usando conteúdos online como site e redes sociais para engajar o cliente a se interessar ainda mais pelos seus projetos, serviços e produtos recebeu o nome de INBOUND MARKETING.

Como o próprio nome diz, INBOUND MARKETING (marketing de entrada ou atração) é uma forma de atrair clientes através de conteúdos relevantes.

E não para com o conteúdo sendo mostrado simplesmente.

O INBOUND MARKETING cobre também a interação, engajamento e próximos passos a partir do pontapé inicial que foi a existência do conteúdo e do interesse de busca do cliente.

OS CANAIS DO INBOUND MARKETING

É muito importante também você entender sobre os CANAIS do INBOUND MARKETING.

Os CANAIS do INBOUND MARKETING são os mais variados tipos de site como site de profissional, blog, marketplaces e também as redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Há ainda outros serviços que também podem ser canais do seu INBOUND MARKETING como Google My Business, Google Maps e outros diretórios online.

Para você que estava esperando eu usar o termo MARKETING DIGITAL, vamos chegar lá agora.

Para muitos negócios criativos o MARKETING DIGITAL do profissional pode ser 100% INBOUND – O que significa dizer que MARKETING DIGITAL na prática é sinônimo de INBOUND MARKETING.

Mas é bom falar também que marketing digital engloba INBOUND MARKETING e também OUTBOUND MARKETING, sendo esse último as formas mais ativas de buscar interessados e novos clientes através de propaganda.

A principal diferença INBOUND vs OUTBOUND é que no INBOUND MARKETING o cliente está ativamente procurando o que você tem para oferecer, e na maioria das vezes quando o cliente encontra ele começa uma jornada de avaliação e interação. E aí surgem as vendas.

Inbound-Marketing

OS TOP 5 ERROS DE INBOUND MARKETING QUE VOCÊ TEM QUE EVITAR

Toda a essência do INBOUND MARKETING está no real interesse dos profissionais ou empresas em disponibilizar conteúdo de qualidade para que os clientes se interessem por seus produtos ou serviços.

Na maioria das vezes os problemas surgem não por falta de conteúdo de qualidade, mas sim na forma como o conteúdo é apresentado.

Os 5 maiores erros sobre inbound marketing para fotógraffos e criativos vai focar então mais nos erros de estratégia e aplicação do conteúdo e da interação.

Para conseguirmos os melhores resultados, em termos de conteúdo, precisamos estar atentos aos erros que podem atrapalhar todo o nosso trabalho

1. Não ter uma PERSONA definida (ERRO 1)

Um dos maiores erros é não ter sua PERSONA definida!

Ao elaborar nosso plano de marketing, antes de mais nada precisamos ter o Público Alvo definido. A definição de sua persona vai impactar todo seu trabalho e os resultados finais conseguidos. 

Sem ter isso definido (persona), não vamos conseguir chegar aos resultados de forma otimizada. 

Saber e conhecer o público que queremos atingir é também fundamental para INBOUND MARKETING. 

Cada perfil de cliente (persona) gostaria de alcançar suas expectativas quando aterrissar em nosso site ou blog.

Alguns detalhes que devemos saber, para definir exatamente nossa persona:

  • O conteúdo criado /desenvolvido é realmente importante para o seu público-alvo (persona)?
  • O que a pessoa gostaria de encontrar em cada página ou local do site e do blog?
  • Qual o contexto e prioridades para a persona?

Quando definimos a nossa persona, precisamos conhecer todos os detalhes, desejos, dores e ter em mente as soluções para os problemas dessa persona e vincular isso com o canal ou pagina do INBOUND MARKETING.

Poderíamos enfatizar ainda mais a importância da persona no INBOUND MARKETING.

Para o Inbound Marketing de Fotógrafos e Criativos, destacar artigos e trabalhos interessantes e criativos vão trazer benefícios imediatos a quem está buscando conhecer mais seu portfólio e experiência. 

Um bom INBOUND MARKETING otimiza e acelera o esforço de vendas porque o cliente já vai estar bem informado do melhor que você tem para oferecer.

Fotógrafo/Criativo O que não fazer O que fazer
Conteúdo do Site/Blog Evite ser muito formal Ajuste a linguagem e conteúdo de acordo com a persona principal 
Posts em Rede Social Evite conteúdos que não interessam a persona principal Informe e Inspire
Marketing-para-fotografos

2. Comunicar TOTALMENTE diferente do OUTBOUND Marketing (ERRO 2)

No outbound marketing, a empresa vai até o cliente e não o contrário.

Mas o cliente é o mesmo e o relacionamento dele com você ou sua empresa tem que ter uma forma parecida de comunicação e posicionamento de marca.

Imagina ele ser atingido por um anúncio e conhecer sua marca, e depois, ao pesquisar algo na internet, entra no seu site e pensa que é outra empresa totalmente diferente?!

Imagina que alguns interessados vão até você (INBOUND MARKETING) e você usa expressões ou priorize produtos bem diferentes da experiência outbound.

A dica aqui é ser coerente e consistente com a forma como você se comunica em todos os canais, o que pode ser um desafio se você tiver muitos serviços/produtos para oferecer.

Fotógrafo/Criativo O que não fazer O que fazer
Conteúdo do Site/Blog Evite posições fortes que vão gostar e potencial conflitar com o que a persona busca Tenha excelentes conteúdos que reforcem o propósito e diferenciais/.
Posts em Rede Social Evite falar de política e demonstrar posições extremas no perfil do seu negócio. Divulgue novidades e novos conteúdos do site/blog

3. EXAGERAR no convencimento (ERRO 3)

Foque no Conteúdo.

Uma das diferenças entre OUTBOUND MARKETING e INBOUND é que no outbound a venda é por persistência e no inbound, ao contrário, há um interesse do cliente.

Como já há um interesse, evite exagerar nas frases de venda ou ainda, procure balancear a quantidade. Uma dica é, ao invés de insistir, procure dar caminhos para o cliente encontrar o que ele está procurando, seja saber mais sobre preço ou saber mais sobre as características do produto etc.

A oportunidade que seja no INBOUND MARKETING difere conceitualmente em vários pontos e um deles é evitar assustar o cliente que simplesmente está buscando uma informação específica.

Fotógrafo/Criativo O que não fazer O que fazer
Conteúdo do Site/Blog Evite falar a mesma coisa muitas vezes. Imagina que caca página é um micro funil, portanto evite exagerar na conversão. Crie um fluxo racional, uma história, informações e curiosidades são ótimas.
Deixe a conversão ser uma consequência.
Posts em Rede Social Deixe para converter no site. Gere curiosidade e interesse a ponto de clicarem para ir para o site.
Marketing

4. Focar mais na CONVERSÃO do que no RELACIONAMENTO (ERRO 4)

Um erro bastante comum verificado em sites e blogs de fotografia ou negócio criativo: Focar apenas na conversão e muito pouco no relacionamento.

Uma boa parte do site ou blog, e o mesmo vale para suas redes sociais, é dedicar 75% do seu conteúdo para conteúdo e 25% (ou bem menos) para conteúdo de conversão.

Há sites que vendem muito e a única página de conversão é a página “Contato”.

Mas há claro sites e blogs onde fotógrafos e criativos também dedicam partes específicas para conteúdo de vendas.

Isso é comum para quem vende workshops, cursos e consultoria.

Focar apenas no último estágio não será uma atitude inteligente, sabe por que?

Há várias formas de trabalhar o relacionamento com a nossa persona.

Uma delas é deixar ela se informar, inspirar e desenvolver cada vez mais empatia por você ou pelo seu negócio.

Nas 4 fases:  Atrair, Considerar e Vender, clientes podem avançar mais rápido ou não tão rápido assim, pelo senso de conexão ou relacionamento com tudo que ela está descobrindo.

A importância do relacionamento também é um fator crítico para naturalmente e rapidamente chegar ao objetivo principal: A Conversão!

Um erro é pensar que o OUTBOUND CONVERTE mais que o INBOUND.

Mas é o contrário e o INBOUND MARKETING para Fotógrafos e Criativos prova isso na prática.

O principal canal de conversão de fotógrafos e criativos é o INBOUND, e o site é talvez seu maior canal de conversão, não é mesmo?

Fotógrafo/Criativo O que não fazer O que fazer
Conteúdo do Site/Blog Ter muitos locais de conversão no site e no blog. 
Evite exagerar nos pop ups ou captura de leads.
Dedique menos de 25% a conteúdos de conversão.Foque no relacionamento e senso de empatia do cliente com sua marca.
Posts em Rede Social Evite linguagem direta de vendas “compre agora ou perca a chance”. Isso mancha negativamente sua rede social. Ofereça opções além da conversão. Exemplo: Estamos com uma campanha e para saber sobre ela ou mesmo conhecer nossas novidades, visite nosso site.
Marketing-Digital

5. Não deixe no PILOTO AUTOMÁTICO (ERRO 5)

No Inbound Marketing, não existe uma regra mágica para tudo.

E você fotógrafo ou designer que pensou que basta publicar um conteúdo ou trabalho novo de portfólio para os resultados virem, infelizmente a realidade é bem diferente.

Há uma lei que você precisa sempre seguir: medir para melhorar. Porque infelizmente os resultados não são imediatos e claros para você olhar e saber o que está acontecendo.

Medir as páginas mais visualizadas é uma forma de analisar o que o seu site ou blog está produzindo de resultados.

Outra é saber como as pessoas se interessaram pelo seu trabalho.

Outra razão para monitorar bem tudo que está acontecendo nos seus canais INBOUND MARKETING.

Muitas coisas que hoje funcionam perfeitamente, podem não funcionar amanhã, ou daqui um ano.

Tendências e interesses mudam. Modas vêm e vão, etc.

Quando você cria um conteúdo para seu site você pensa que é pra sempre, porém com o tempo você percebe que outras coisas ficam mais importantes e é preciso alterar a ordem ou mesmo substituir conteúdos e trabalhos do seu site.

Um erro é pensar que devemos analisar apenas a taxa de conversão e o resultado financeiro em cada canal do INBOUND MARKETING.

Mas o que você aprendeu é que o INBOUND MARKETING para fotógrafos e criativos também informa, inspira e influencia.

Então é importante medir também visualização e consumo do conteúdo, sem falar de usar técnicas de outbound marketing para gerar tráfego e fazer um INBOUND e OUTBOUND serem uma forma aliança no seu marketing.

Fotógrafo/Criativo O que não fazer O que fazer
Conteúdo do Site/Blog Evite ter um site ou blog que nunca muda e nunca tem novidades. Acompanhe o tráfego (visualização) nas suas principais páginas. Encontre os 3 melhores caminhos e busque maneiras de melhorar.
Posts em Rede Social Evite também ter um perfil sem atualização ou novidades. Os clientes percebem. Variar temas que geram muito interesse e engajamento. Repetir o que já deu certo.

Conclusão

O Inbound Marketing tem se popularizado e com os fotógrafos e criativos não seria diferente.

O uso do Inbound Marketing para fotógrafos e criativos tende a se popularizar ainda mais quando temos um mercado fotográfico que a cada dia está mais em transformação.

Portanto é muito importante que o INBOUND MARKETING ofereça uma forma de relacionamento ou conexão com os clientes muito diferenciada e até muito complementar a formas tradicionais de marketing e mesmo outbound marketing.

Evitar erros e seguir melhores práticas é o caminho.

Demos muitas dicas e estratégias para você ter a mentalidade certa na hora de implementar ou melhorar seu inbound marketing.

Se você sentiu falta de saber como implementar o inbound marketing, assista este do Fotologia.

Como montar um Inbound Marketing para Fotógrafos. Fonte: Fotologia.

Mesmo fazendo tudo certo, é muito recomendado você analisar e monitorar sempre para se antecipar e descobrir novos caminhos para o interesse a conversão aumentarem.

A mudança das gerações e outras características de cada pessoa que você lida no negócio, vão precisar de refinamento e melhorias contínuas no seu INBOUND MARKETING.

Espero que estas dicas de Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos – MAIORES ERROS te ajude a desenvolver  seus planos de como atrair e conquistar cada vez clientes cada vez melhores.
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Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

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