Faça seu PORTFÓLIO ONLINE bombar! 6 Dicas Vencedoras

PORTFÓLIO ONLINE – GUIA DE DICAS PARA ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS NA INTERNET

Neste guia Faça seu PORTFÓLIO ONLINE bombar! 6 Dicas Vencedoras vou mostrar os métodos que sempre funcionam para que seu portfólio online renda tudo que ele possa render.

Em outras palavras, você vai aprender aqui as dicas e estratégias que SEMPRE FUNCIONAM e que vão transformar seu portfólio ou site em uma verdadeira máquina para seu marketing na internet.

Você que está querendo resultados mais fáceis e rápidos para seu portfólio online brilhar mais?

Para muitas profissões, o portfólio online é o principal canal de marketing e vendas! Fotógrafos, arquitetos, decoradores, designers, profissionais da moda e beleza, entre centenas de outras carreiras, precisam SEMPRE MOSTRAR SEU MELHOR NA INTERNET.

O fato é que o seu portfólio online pode ser o grande fator de decisão de uma contratação.

PARA QUE SERVE UM PORTFÓLIO ONLINE?

Criar seu próprio portfólio online é simplesmente a melhor maneira para você organizar seus melhores trabalhos e conseguir mostrá-los facilmente na internet.

O portfólio online visa facilitar e maximizar todo esforço de divulgação dos seus trabalhos, tornando-os acessíveis a quem se interessa em conhecer mais sobre o que você faz.

Hoje em dia, os empreendedores criativos estão entre os que mais se utilizam de um portfólio online. Fotógrafos, decoradores, artistas e designers têm a necessidade de continuamente divulgar cada novo trabalho a fim disso ajudar a conseguir a próxima venda ou oportunidade de negócio.

O portfólio online também pode ser visto como um marketing da referência graças ao potencial da internet de gerar compartilhamento de informação e ao tráfego orgânico via GOOGLE e outros buscadores.

Talvez você esteja se perguntando, o que é um portfólio online na prática?

Portfólio online nada mais é que um tipo de site muito usado por profissionais criativos, como designers, fotógrafos, videomakers, para divulgarem suas imagens, fotografias, vídeos e trabalhos no geral.

Dica: Um bom site de fotografia é um excelente exemplo do que é e que vantagens tem um portfólio online para um profissional.

Dicas-de-portfolio-online

DICAS E ESTRATÉGIAS PARA SEU PORTFÓLIO ONLINE BOMBAR NA INTERNET

Para fazer o seu PORTFÓLIO ONLINE realmente BOMBAR você vai precisar ter dois objetivos em mente:

  • Atrair Clientes: ou seja, disponibilizar um conteúdo excelente e com visual atraente para chamar a atenção e despertar a curiosidade;
  • Aumentar o Potencial de Negócios: criar uma forma de apresentação que aumente as chances de fechar uma venda ou gerar algum tipo de interesse mútuo com quem estiver “navegando” pelo portfólio ou site.

Foi pensando nesses dois focos que criamos esta seleção de super dicas que SEMPRE FUNCIONAM para que o seu PORTÓLIO ONLINE trabalhe para você todos os dias em altíssimo desempenho.

Vejas as dicas:

Dica 1: Conecte suas principais REDES SOCIAIS

Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores e interesses.

Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Nos dias de hoje é imprescindível que você tenha suas redes sociais mostradas no seu portfólio online, site ou blog.

Essa dica pode parecer básica e simples, mas sem este atalho vai dificultar o compartilhamento do seu conteúdo.

Dica 2: Mostre sempre seus MELHORES TRABALHOS

Mostre sempre o melhor do seu portfólio primeiro.

Se tiver que escolher poucos trabalhos para mostrar, selecione a nata do seu portfólio.

As vezes o trabalho foi fenomenal e o cliente ficou muito feliz. Mas se as imagens e fotos do trabalho não ficaram tão bonitos, pense duas vezes antes de destacar ele como primeiro trabalho no portfólio online.

Lembre-se que você tem apenas 5 segundos para causar uma boa impressão! E por isso, é muito importante destacar as melhores imagens primeiro.

Repare que quando você vai comprar algum produto pela internet, é bem provável que fará uma avaliação bem criteriosa das fotos daquele produto, certo?

Agora, se você é fotógrafo ou empreendedor criativo, a responsabilidade de mostrar boas fotos é dobrada.

Em geral, a regra de ouro para melhorar muito seu portfólio online é evitar querer encher o site com fotos “meia-boca” só para causar volume.

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Dica 3: Deixe muito claro a TRANSFORMAÇÃO e/ou BENEFÍCIO ao te contratar

Você não compra um computador novo somente por conta das características presentes nele.

Você compra um computador novo por conta do benefício que ele vai gerar para você, ou então, o benefício que aquelas características vão trazer para você na sua rotina de trabalho.

Um ponto muito importante e que muita gente erra é: Vendas é mais sobre a outra pessoa do que sobre você.

Em seu portfólio online mostre trabalhos que indicam a transformação que você entrega para seus clientes e interessados.

Para arquitetos, decoradores e artistas visuais, mostrar o antes e depois é uma excelente estratégia para dar no portfólio online.

Para fotógrafo, mostrar uma foto impressionante, emocionante ou que conta um momento especial vai demonstrar na prática a importância ou vantagens de contratar um serviço fotográfico profissional.

Assim por diante, o grande diferencial de um portfólio online é que a propaganda que ele faz não é vista como intrusiva ou forçada. Muito pelo contato, o que o portfólio profissional mostra é o nirvana do marketing de serviços, ou seja, uma demonstração do beneficio que você ou seu negócio é capaz de entregar.

Dica 4: Mostre COMENTÁRIOS e DEPOIMENTOS dos clientes

Uma das ferramentas mais fortes que você não pode (de jeito nenhum) esquecer de colocar no seu portfólio online é mostrar comentários e/ou depoimentos de clientes que usaram e aprovaram o seu produto/serviço.

A vantagem do portfólio online nesse sentido, diferente de outras tipos de site, é que você conta com as imagens e/ou vídeos para engrandecer ainda mais o testemunho que o cliente deu.

O cérebro humano usa algumas ferramentas interessantes chamadas de “gatilhos mentais” que, uma vez estimulados, ajudam a acelerar o processo de venda.

E um deles é o da prova social.

Seja criativo na forma mostrar os depoimentos. Não necessariamente você precisa abrir ASPAS e colocar o texto. As vezes uma boa história resulta em expor toda satisfação do cliente.

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Dica 5: Capriche na página sobre VOCÊ e/ou SEU NEGÓCIO

Ainda na linha dos gatilhos mentais, o gatilho mental da autoridade é a mais uma ferramenta que seu cérebro usa para te proteger de situações que venham te prejudicar.

Mesmo que o termo portfólio online remeta a lindas imagens ou vídeos organizados em um site, não podemos nos esquecer que em algum momento o cliente ou interessado vai querer saber mais detalhes do negócio ou do profissional.

É muito importante destacar bem a sua história, marca e diferenciais na página que as vezes é chamada de página perfil do portfólio ou página sobre.

Caprichar na página sobre você e seu negócio ajuda a elevar sua reputação e cria afinidades, empatia e amplia o senso de “conexão” com o profissional – tudo isso vai ajudar no engajamento futuro.

E a outra grande vantagem de criar um texto bem elaborado para a página sobre do portfólio é o fator SEO. Conseguir incluir palavras-chave importantes que irão atrair tráfego orgânico para seu site e consequentemente acessar o portfólio.

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Dica 6: Chamada para AÇÃO e/ou CONVERSÃO

Pode parecer um contra-senso inserir Ação ou uma oferta de vendas (CONVERSÃO) no portfólio online porque em boa parte do tempo um portfólio online serve para inspirar, informar e educar o visitante.

Porém mesmo sem cruzar a linha, é muito possível você estimular uma ação dentro do portfólio online e avançar na jornada de compra.

Veja algumas idéias:

  • Recomendar outros portfólios e trabalhos para o cliente aprender algo novo sobre você;
  • Encorajar o cliente a deixar um comentário e compartilhar o trabalho do portfólio;
  • Inserir links como para a página sobre (para ele conhecer melhor você e seu negócio);
  • Inserir link da sua página de contato, se mostrando acessível para conversar;
  • Recomendar serviços e produtos que você vende.

As vezes frases diretas e curtas funcionam melhor que frases longas.

Exemplo de formas de gerar ação ou conversão:

“Entre em contato comigo…”.

“Solicite seu orçamento”.

“Faça seu cadastro agora mesmo”.

Em certos sistemas de portfolio online, site, etc você consegue criar botões de ação. A vantagem do botão de ação em um portfólio online, site ou landing page é chamar a atenção, embora incluir links também funciona muito bem no texto.

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COMO CRIAR UM PORTFÓLIO ONLINE?

Com boas dicas e uma boa ferramenta para criar e atualizar seu portfólio online na internet, seu negócio e sua carreira tende a evoluir mais rápido.

Para seu portfólio bombar online, não é tão difícil como pode parecer.

Agora que você aprendeu as estratégias e dicas ideais para seu portfólio online se destacar, vamos dedicar a mostrar como criar, de forma fácil e rápida, um portfólio online.

Para criar um site ou portfólio online de forma totalmente grátis use o Alboom Prosite – um sistema criador de sites e portfólio online onde vai encontrar todos os recursos e diferencias para bombar sua presença online, criando e gerenciando um belo portfólio online.

O Alboom Prosite é o único sistema de criação de sites que tem como motor principal o PORTFÓLIO ONLINE.

E caso queira fazer um curso grátis de como usar o Prosite, clique aqui. Você vai ficar inspirado em criar seu portfolio online com o criador de site e portfólio da Alboom,

Espero que tenha gostado deste guia de dicas sobre como alavancar um portfólio online.

Temos vários outros artigos em nosso blog: aproveite!

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