Fotografia Autoral – O Olhar e a Essência de Ale Ruaro | Entrevista

Conheça o renomado fotógrafo profissional gaúcho, especializado em retratos e fotografia autoral.

Alessandro Ruaro, ou Ale Ruaro, é fotógrafo profissional há 25 anos e especializado na fotografia autoral.

Ale Ruaro se autodenomina um fotógrafo retratista, uma importante vertente da fotografia autoral

Neste artigo especial do Blog da Alboom (Fotografia Autoral – O Olhar e a Essência de Ale Ruaro) você vai conhecer a trajetória de Ale Ruaro, seus atuais e futuros projetos na fotografia brasileira e internacional.

Quem é Ale Ruaro?

Ale Ruaro nasceu em Caxias do Sul – RS em 1976.

Com 14 anos começou a estudar desenho técnico. Após esse período, fez vários cursos relacionados a artes, como desenho artístico e cartoon, escultura, iluminação cênica e 2 anos de teatro. Foi após um curso de Direção de Fotografia de Cinema que se encontrou na fotografia e desde então nunca mais parou; o que torna a fotografia sua única profissão.

Mas o que é muito interessante sobre a trajetória de Ale é sua ligação com a fotografia autoral e sua motivação de trazer à superfície realidades distantes do olhar cotidiano.

Fotografia-de-retrato
Natalia Gonsales, atriz. Por Ale Ruaro

“Ale Ruaro busca construir uma imagem fotográfica que desnuda o universo feminino e ao mesmo tempo esconde o que a nudez, geralmente, revela.”

Como vocês vão ver abaixo, seus principais projetos se tornaram livros, ou melhor, fotolivros incríveis com primorosa qualidade.

O retrato da fotografia brasileira: O projeto de fotografia autoral mais recente de Ale Ruaro

Quem tem a chance de falar com o Ale, uma coisa salta de imediato: sua motivação e entusiasmo pela arte fotográfica em sua mais pura forma. 

Fotografia-brasileira
Ney Matogrosso, cantor, compositor, dançarino, ator e diretor brasileiro. Por Ale Ruaro

E não é à toa; um de seus projetos é fotografar os melhores fotógrafos contemporâneos do Brasil. Projeto que sem dúvida trará uma grande contribuição à história da fotografia brasileira  — que está cheio de nomes conhecidos e também de novos fotógrafos.

Ale é uma enciclopédia ambulante sobre fotografia. Conhece pessoalmente os principais fotógrafos artísticos e, se existe alguém capaz de reunir todos em um livro, esse alguém sem dúvida é o Ale.

Sua obra

A fotografia autoral de Ale Ruaro vai muito além do retrato.

A inspiração em trabalhos de grandes pintores e fotógrafos da história da fotografia mundial, já rendeu ao fotógrafo muitos ensaios com retratos maravilhosos e vários livros publicados.

Fotografia-ludus
Alyssa Ono, Designer. Por Ale Ruaro

Em cada livro, todos de fotografia, Ale é sempre fiel à sua veia autoral, de ótica única e reveladora.

Para ajudar a compreender a trajetória do artista e sua obra, carinhosamente fizemos essa entrevista com o Ale.

Ale Ruaro – Entrevista exclusiva sobre a trajetória do artista e a fotografia autoral e contemporânea

Veja a seguir os trechos mais importantes da entrevista.

Projetos marcantes da sua trajetória como fotógrafo

Blog da Alboom

Ale, quais foram suas grandes realizações como fotógrafo autoral?

Ale Ruaro: 

Os grandes artistas, os grandes fotógrafos, são aqueles que muitas vezes quebram paradigmas, quebram tabus, mostram o que está escondido. Um dos projetos mais importantes que fiz foi sobre o nu e a sexualidade.

Primeiro, fiz o Naked Friends, um projeto que mostra a cumplicidade que existe na nudez.

Pelo período de 5 anos eu também retratei um grupo BDSM, que significa bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo, documentando a desmistificação do sexo relacionado à dor, mas também como prazer.

BDSM-fotografia
BDSM. Por Ale Ruaro.

Meu novo projeto, Ludus, retrata paisagens com o intuito de mostrar toda a sua expansividade em um contexto artístico além do cultural e social. Você pode ver uma prévia desse trabalho Clicando Aqui.

Obra

Blog da Alboom

Ale, e como foi seu começo como fotógrafo? Conte-nos um pouco quando sua veia fotográfica começou.

Ale Ruaro:

Comecei a fotografar aos 19, depois de vários cursos relacionados a artes, mas principalmente depois de um Workshop Direção de Fotografia para Cinema que participei.

A princípio, por ter estudado teatro e ter relacionamento na área, acabei começando a fotografar esse tema.
E também, por gostar de música eletrônica e frequentar lugares underground de Porto Alegre, comecei a fotografar esse mundo.

Após isso, iniciei na fotografia de arquitetura e publicidade. Por 15 anos fotografei muito para bancos de imagens. Cheguei a impressionante marca de ter mais de 40.000 imagens disponíveis em 8 bancos de imagens internacionais.

Livro-fotografia
Foto no Deserto do Atacama – Projeto Ludus – Chile 2019.

Blog da Alboom

Ale, por que você se considera um fotógrafo retratista?

Ale Ruaro:

Tenho vários trabalhos, mas o que quero destacar é o meu projeto sobre o Retrato da Fotografia Brasileira. Quero muito ter a Alboom como parceira, acredito muito nesse projeto e que vai ser muito importante como legado.

Já retratei mais de 300 de nomes da fotografia brasileira, entre fotógrafos, editores, curadores e colecionadores. E é um grande prazer, através deste projeto, dar voz a tantos autores que fazem parte deste cenário tão importante que é a fotografia Brasileira.

Retrato-fotografia-brasileira
Maureen Bisilliat, Fotógrafa. Por Ale Ruaro

Blog da Alboom

Quando você pretende lançar o Retrato da Fotografia Brasileira?

Ale Ruaro:

Esse projeto já está quase pronto, já tenho centenas de retratos. A curadoria é do Paulo Marcos de Mendonça Lima, a mini biografia de todos autores foi feita pelo Eder Ribeiro e o design do livro, que está pronto, também é assinado pelo Bloco Gráfico. O que está faltando basicamente é recurso para um parceiro que tenha interesse em investir para gráfica e exposição.

Blog da Alboom: 

Pode nos citar alguns nomes de pessoas ou artistas famosos que já fotografou?

Ale Ruaro:

Mart’nália, Lilian Pacce, Priscila Ubba, Ney Matogrosso, Taumaturgo Ferreira, Evandro Mesquita, Odilon Wagner, Walter Carvalho, Flávio Tolezani, Nelson Baskerville, Vik Muniz, entre outros.

Blog da Alboom

Fale de seus livros, Ale?

Ale Ruaro:

Sempre sonhei em publicar um livro, me falavam sempre que um livro não dá dinheiro e realmente um livro é um investimento para o autor, ainda mais quando você não é ainda reconhecido.

O que eu posso falar é que, depois do primeiro livro lançado, eu comecei a ver meu trabalho de outra forma e, da mesma forma, o mostrar de uma forma diferente, pensando no design e na edição. O livro é uma obra à parte.

Minha grande inspiração para publicações é o Nobuyoshi Araki, que tem mais de 500 livros publicados . Todos meus projetos eu penso em livro, que acaba sendo uma forma de fechar um projeto.

Acabei de publicar meu oitavo livro e neste momento estou editando o nono e já tenho vários projetos que vem por aí.

Há quem critique e há quem elogie eu publicar tanto, mas eu faço meus livros para a eternidade e, conhecendo um pouco do mundo da arte, eu sei que tudo que você constrói é eterno. Então não me preocupo com críticas efêmeras.

Ale Ruaro – Livros de Fotografia Ano
Ludus 2021
São Paulo – SM Editora Madalena  2019
Naked Friends 2016
Hotel Ruby 2016
Love Story 2015
18+ 2015
Altos da XV  2015
D.O.M (livro de artista)  2014

A importância da fotografia autoral para Ale Ruaro

Blog da Alboom:

Ale, só por você ter publicado 8 livros, claramente demonstra seu compromisso com a fotografia autoral.

O que você poderia dizer para um fotógrafo que está começando ou que gosta da fotografia mais artística e menos comercial por assim dizer?

Ale Ruaro:

O mais marcante foi encontrar minha linguagem na fotografia, a linguagem que uso em meus trabalhos documentais, de lifestyle, intimidade e retrato.

foto-autoral
Tiemi Tamura, estilista e modelo. Por Ale Ruaro

Acredito que todo fotógrafo precisa encontrar sua linguagem, e entender que nem sempre fazemos fotos do que queremos e gostamos. Mas nossa assinatura permanece, independente do trabalho.

Blog da Alboom:

Esse seu último trabalho, que retratou sua viagem, é um exemplo de que mesmo lazer e curtição, você fez um trabalho autoral?

Ale Ruaro: 

Sim. Entre 2018 e 2020 andei por 14 países fotografando o lifestyle da minha companheira Alyssa Ono, que é um projeto que iniciou em 26/01/2018 quando nos conhecemos. 

Eu acredito nisso, de por nossa paixão e motivação sempre, e a fotografia é um privilégio nesse sentido. Geramos imagens, lembranças e é uma forma de contar, de ensinar.

Blog da Alboom:

E já virou livro?

Ale Ruaro:

O Ludus, que é meu último livro e que foi publicado em março/2021, é um livro de uma de nossas viagens (um recorte onde só vejo ela e a paisagem). Foram 9.000 km do Atacama à Patagônia no Chile em 2020.

livro-autoral
Foto no Deserto do Atacama – Projeto Ludus – Chile 2019

Blog da Alboom

Então nos conte um pouco sobre o Ludus.

Ale Ruaro: 

O livro é um fragmento de um projeto que foi editado para virar um livro. Geralmente meus projetos levam anos e muitos deles geram material para uma grande exposição ou vários livros. Em meu Instagram o Ludus pode ser encontrado.

A fotografia contemporânea

Perguntamos ao Ale, na parte final da entrevista, algumas questões sobre sua visão da fotografia atual e projeções para o futuro.

Blog da Alboom: 

Qual a sua opinião sobre a fotografia comercial versus artística e também da fotografia contemporânea?

Ale Ruaro: 

Existe uma tendência mundial, já há muito tempo, que é os grandes clientes procurarem artistas para desenvolverem trabalhos. 

Isso está engatinhando no Brasil, mas acredito que é um caminho natural, um trabalho com assinatura. Isso acontece com pessoas físicas também, clientes que queiram uma foto com assinatura, seja do artista ou do seu estilo.

Gosto muito de fotografia contemporânea e é importante estudar para entender.

Blog da Alboom:

Se pudesse voltar no tempo, o que você faria diferente no começo da sua carreira na fotografia?

Ale Ruaro:

Uma das coisas que tem acontecido de incrível na minha vida é aprender a escutar minha intuição e isso vem com o autoconhecimento, é claro. 

No começo eu pedia muita opinião e muitas vezes seguia os caminhos, isso me levou de um lado para o outro trazendo muito conhecimento, mas hoje quando eu dou uma assessoria a fotógrafos, sempre falo que é muito importante você conhecer muito bem os caminhos para poder escolher por qual estrada você vai querer andar.

Retrato-com-assinatura
Flávio Tolezani, Ator. Por Ale Ruaro

Blog da Alboom:

Tem algum fotógrafo que admira e que gostaria de citar aqui? Fique a vontade… (risos).

Ale Ruaro:

Como admiro muitos fotógrafos vou citar os que admiro com a primeira letra do alfabeto:

Aaron Siskind, Alberto Garcia Alix, Anders Petersen, August Sander, Antoine D’agata, Arthur Le Fantôme…

Blog da Alboom:

Uau, você é uma enciclopédia mesmo hein! Vamos para a letra B agora (todos rindo muito).

Blog da Alboom:

Ale, Você possui algum hobby?

Ale Ruaro:

Motociclismo e autorama profissional! Esses hobbies me acompanharam por quase toda vida. 

Depois de uma grande viagem de 11.000 Km de moto em 2015, coloquei foco completo em minha carreira, e hoje meus hobbys são basicamente a leitura, o cinema e as viagens que fazem parte da minha vida constantemente.

Blog da Alboom:

Algum agradecimento para finalizarmos?

Ale Ruaro:

Primeiramente agradeço à Alboom por estar me concedendo este espaço. Agradeço também aos poucos verdadeiros amigos que são quem sempre nos entendem e nos fazem evoluir. E claro à Alyssa por me inspirar diariamente e acreditar sempre em mim, me dando força para ser quem eu sou sem desviar meu foco.

*** FIM DA ENTREVISTA ***

Câmeras e Equipamentos usados por Ale Ruaro

Gostaria de saber como o Ale fotografa, que câmera usa, lentes e acessórios?

Conseguimos também esta valiosa informação. Pois nem sempre sabemos como a mágica é feita, não é?

Ale usou muito a Leica como câmera fotográfica, e ele ainda tem algumas. 

Atualmente, sua câmera principal hoje é uma Fuji XPro-3 e a segunda câmera é uma Fuji XT-4.

Já as lentes, Ale usa basicamente duas: a 50mm f-1.0, que na fuji tem um corte de 75mm e é a sua medida predileta. Já para o dia-a-dia, uma 23mm f-1.4, que tem um corte de 35mm.

Ale edita suas fotos usando apenas o Adobe Lightroom e seus trabalhos são impressos em Fine Art pelo YOW Arts.

O novo Site

Recentemente fez a migração do seu site para a plataforma do Alboom Prosite, mostrando de forma profissional e online o seu Portfólio.

trabalhadores-documental
Trabalhadores Essenciais, por Ale Ruaro

Seu novo site ficou mais rápido, mais belo, com design seguindo a identidade visual artística.

O site da Alboom permite personalizar as fontes, cores e temas – e como diferencial permite organizar o portfólio, que é atualizado diretamente pelo Alé.

A importância de ter um site profissional vai muito além de mostrar seu Portfólio para o mundo, é preciso fazer dele um reflexo da minha visão como fotógrafo, e que ele seja útil para todos que queiram saber o que estou fazendo e entrar em contato comigo se quiserem”, complementa Ale Ruaro.

Se você é fotógrafo e quer dar um upgrade em seu site, como fez o Ale Ruaro, crie o seu site grátis; saiba como criar Clicando Aqui.

Conclusão

O Blog da Alboom que tem o maior prazer de contar um pouco da história do Ale no artigo Ale Ruaro e a essência da fotografia autoral.

Uma pessoa incrível e com uma visão peculiar do mundo. Também estamos ansiosos para conhecer Ludus, o novo livro desse profissional incrível!

Uma pessoa bem humorada, humana, persistente, batalhadora e sonhadora, Ale traz em suas fotografias todas essas qualidades que possui como ser humano. 

Já conhecia o trabalho do Fotógrafo Autoral e Retratista Ale Ruaro? Deixe nos comentários para a gente!

Artigos que podem te interessar:

Como Atrair Clientes com seu Site Profissional

Faça seu PORTFÓLIO ONLINE bombar! 6 Dicas Vencedoras

Dia do Repórter Fotográfico

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post Fotografia Autoral – O Olhar e a Essência de Ale Ruaro | Entrevista appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: