A Fotografia Profissional está em Alta?

Dicas, prós e contras da Fotografia Profissional durante e após a quarentena

Já ouviu a  expressão: “Quem está dentro quer sair, e quem está fora quer entrar”?

Créditos da Fotografia de capa: Santo Chico by Thais Mazzoco

A fotografia profissional é um nicho de mercado que sempre atrai gente nova. Mas, independente de individualizações, vamos à pergunta: A fotografia profissional é um nicho que está em alta?

Portanto, para ajudar a organizar a resposta, vamos colocar os argumentos positivos em primeiro. Ou seja, vamos mostrar o que poderia indicar que o mercado da fotografia ainda é um mercado muito atrativo.

Pontuaremos também argumentos que podem indicar que o nicho da fotografia profissional passa por problemas e merece atenção, mas também mostraremos novas oportunidades a serem pensadas.

Vamos então às reflexões.

Sim – A Fotografia Profissional está em Alta!

Um dos argumentos que podemos dar o porquê a fotografia profissional está em alta, apesar de impressões gerais, é devido a indústria de alimentação.

Com o consumo maior de alimentos de maneira online, os supermercados, restaurantes e pontos de conveniência estão utilizando mais fotografias profissionais para atualizar suas fotos e incluir novos produtos em seus catálogos online.

A fotografia de comida, também chamada de Fotografia Still, pode ser apreendida mais facilmente que outros tipos de estilos, o que é uma enorme vantagem para quem quer começar a fazer este tipo de fotografia ou quer entrar no mercado da fotografia profissional.

fotografia-profissional
Fotografia de Toddy Holland

Mas, há outros segmentos que estão empurrando a fotografia para a frente também, como a fotografia de imóveis, bem-estar, serviços de beleza, marketing digital e etc.

Todos esses segmentos, normalmente ligados ao movimento empreendedorismo digital, estão acelerados e precisando de apoio de profissionais como fotógrafos. Afinal, o mundo ficou online e muitos profissionais tem buscado a melhora de sua imagem pessoal.

Por último, apesar de segmentos tradicionais da fotografia voltados a eventos sociais, terem sofrido tanto com a pandemia, estão surgindo novas tendências que estão revitalizando um pouco e minimizando os problemas.

Algumas tendências

Duas dessas novas tendências é o mini-wedding e também os mini-ensaios.

E, entre as áreas que retomaram muito rapidamente, pouco depois dos meses mais duros da pandemia, foi Fotografia Newborn, seguido por ensaio de gestante e ensaio de família

Temos que falar também dos segmentos que tiveram crescimento, como a fotografia sensual, a fotografia pet (animais), retratos corporativos, retratos profissionais e etc.

E podemos dizer que esse crescimento se deu justamente por conta das pessoas estarem mais em casa e buscaram, nesse período de reclusão, um equilíbrio maior entre o pessoal e profissional.

Ainda estamos no turbilhão de problemas e incertezas, isso é fato. Não saímos do túnel.

Mas, felizmente, há luz no fim do túnel, pois fotógrafos estão trabalhando e muitos retornando a ver a agenda com muitos trabalhos.

Não – O Nicho da Fotografia Profissional está em baixa.

Não é necessário citar muitos problemas, basta dizer um só: a chegada do novo Corona vírus em 2020.

A indústria de eventos foi a que mais sofreu, assim como a indústria de viagem e turismo.

Casamentos e batizados cancelados. Formaturas canceladas. Eventos sociais presenciais viraram conferência pelo zoom, google meet, microsoft teams, e tantos outros. E, evidentemente, sem fotógrafos.

Aliás, aprendemos a mexer com todos esses sistemas de videoconferência tão bem, que isso virou o normal. Jantares em família online, aniversários, reuniões de amigos e etc. Se você não fez, ao menos já ouviu falar.

Será que a esta altura, com a desenvoltura de fazer videoconferência, iremos valorizar os eventos sociais como antigamente?

Se você acha que os eventos sociais serão menos valorizados depois da pandemia, isso significa dizer que famílias, noivos e empresas vão investir menos com a fotografia.

Agora, vamos refletir um pouco sobre a fotografia de casamento, um dos segmentos da fotografia profissional que mais faturava antes da pandemia chegar e foi um dos mais afetados.

Será que os casamentos serão grandes eventos como antigamente? Ou as novas tendências que surgiram nos últimos 12 meses caíram no gosto dos noivos?

anuario-da-fotografia
Elopement Wedding – Fotografia de Fernando Martins

E quando os casamentos e festas voltarão a ser o que eram antes? Meses ou anos?

E as festas de empresa? Os eventos gigantes do Anhembi?

As estratégias para todos esses eventos sociais estão sendo repensadas não só pelos organizadores, mas também pelos convidados.

A Fotografia Profissional em 2021

Começo por esses argumentos nada tão específicos e claros, mas que talvez mostram como o mundo ainda está muito incerto.

Não sabemos muito bem como os segmentos clássicos da fotografia vão retomar, e de que forma vão retomar.

Os novos rumos da fotografia é o tema do Anuário de Fotografia 2021. 

Essa é uma pesquisa que todos os fotógrafos precisam se inteirar, ajudar e ficar atento para quando sair o resultado.

Como diz o site da iniciativa: 2021 é um ano em que é preciso fazer uma nova checagem da realidade no mercado da fotografia.

Os casamentos e Batizados não voltaram. O que fazer?

O que claramente podemos dizer é que: Casamentos, Batizados e eventos sociais estão ainda suspensos, ou extremamente restritos.

Os fotógrafos de casamento, cuja fatia de mercado representava 60% das oportunidades, fizeram quantos casamento nos últimos 12 meses? E quantos vão fazer nos próximos 12 meses?

Podemos, sem menosprezo, dizer a Fotografia de Evento e a Fotografia Social anda lenta, quase parando. 

Mas, onde há crises e desafios, existem oportunidades? Você concorda?

mercado-de-eventos
Home Wedding – Fotografia by Fernando Martins

E há situações e situações. Acho muito difícil e injusto dizer que tudo é uma questão de adaptação.

Um fotógrafo de casamento, que gosta do que faz e que lutou tanto para criar uma reputação, deve mudar de estilo? Acho que não, mas teve muitos profissionais que embarcaram na onda das novas tendências.

Afinal, ele não vai deixar de dar atenção aos noivos que já mudaram 2 ou 3 vezes a data de casamento.

Os nichos da fotografia de casamento e batizado estão complicados, mas nos resta esperar e ter esperanças para que o mesmo vigor de antigamente volte.

A Fotografia Profissional afinal ainda vale a pena?

Nas duas análises feitas não falamos uma coisa muito importante sobre o Nicho da Fotografia: a importância da fotografia na sociedade.

Poderíamos falar de 200 anos da invenção da fotografia até os dias de hoje. A essência da fotografia sobrevive há 200 anos e isso é algo que não pode nunca ser esquecido.

Mas, voltando ao estilo de vida das pessoas e do novo conceito de fotografia, que é ajudar a nova economia, muitos outros segmentos também foram impactados e isso fortaleceu novas tendências. 

Seja na indústria de alimentos, que passou por uma transformação nos últimos anos, com a venda online de produtos de alimentos e consumo geral, há também a evolução do ecommerce em todos as áreas.

A fotografia é uma forte aliada em ajudar todos setores a serem destaque na internet.

E, se você tem alguma dúvida sobre a importância dos fotógrafos em fazer lindas fotos para internet, basta acessar um site com fotos amadoras e outro com fotos de um fotógrafo profissional.

Sendo assim, de qual site você compraria os serviços para a sua empresa ou qual fotógrafo escolheria?

fotografo-de-eventos
AUniversário de Goldens – Fotografia de Santo Chico by Thais Mazzoco

Ofereça a sua Fotografia Profissional

Tem empreendedores que demoram para perceber que seus produtos online estão com fotos fracas, feitas de qualquer jeito e, claro, sem o devido tratamento e edição. E que esse pode ser um fator decisivo para o seu negócio.

É necessário vender o seu produto também! De as caras, ofereça a sua Fotografia Profissional.

E, voltando um pouco com saudosismo aos eventos sociais, talvez essa seja o ponto focal de reflexo disso tudo que estamos falando aqui, a sensibilidade social e emocional.

É necessário lembrar que as fotos com a autoria de grandes fotógrafos e os eventos marcantes cobertos por fotógrafos dedicados, são exemplos de um engrandecimento da sociedade.

Sendo assim, as fotografias feitas por excelentes fotógrafos não são substituíveis.

mercado-da-fotografia
Ensaio de Família e Gestante – Fotografia by Larissa Massola

Um dia os robôs, as máquinas com inteligência artificial e computação quântica, podem chegar e acabar com os fotógrafos profissionais, tirando seus trabalhos. 

Mas, enquanto o apocalipse fotográfico não chega, um álbum de fotografia e as fotos maravilhosas de um fotógrafo profissional estão aí para trazer emoção e valor para nossas vidas.

O Consumo de Fotografia – Uma reflexão final

Há dois mundos distintos que consomem a fotografia profissional: o digital e o físico.

negocio-de-eventos
Site de Fabricio Garcia

O mundo digital, que são os sites, Instagram, Facebook, outras mídias sociais, ecommerce, plataformas de emprego, etc, consomem fotografia e tudo indica que seguirá uma forte tendência.. 

Já o mundo “mais” humano, pessoal, por assim dizer, embora há sempre um apreço geral pela fotografia, o trabalho fotográfico pode atualmente não está mais no mesmo nível de prioridade que antes tinha.

As prioridades familiares e pessoais mudaram muito com a Covid-19, mas também fizeram as pessoas verem o mundo por outros olhos.

E, mesmo com tamanha adversidade vista no mercado de eventos e no mercado fotográfico, como dizem os fotógrafos influentes, a chave de todo sucesso de um negócio de fotografia está em encontrar o público certo.

Nos dois mundos existem oportunidades muito interessantes, basta saber o quanto você gostaria de mudar e explorar elas.

Um fato curioso: durante a pandemia, houveram relatos de fotógrafos de família que mantiveram a agenda relativamente cheia.

Fotógrafos que foram às casas dos clientes fazer um ensaio fotográfico, e indo direto no quintal, sem entrar em casa, para fotografar a família.

Os ensaios outdoors viraram tendência também e o Estúdio Físico não foi necessário para a realização desses trabalhos.

Há relatos também de fotógrafos newborn dizendo que, há vários meses, fotografam na mesma frequência que antes da pandemia.

Atualmente, a venda de produtos de fotografia e fotografia impressa movimentaram um bom dinheiro para os fotógrafos que souberam se “aproveitar” do valor sentimental familiar e social em épocas de reclusão.

Conclusão

Você acredita que o mercado voltará sua força logo?

Mesmo acreditando que sim, há incertezas de como o mercado da fotografia voltará.

Agora, mais do que nunca, é preciso atenção dos fotógrafos para fazerem boas escolhas.

O mercado precisa de uma nova checagem de realidade, com certeza!

A necessidade é a mãe das invenções e uma coisa é certa: o rio vai correr para o mar.

Dessa forma, as grandes tendências logo aparecerão com mais força.

Nos resta aguardar um pouco mais, e torcer por períodos de maior estabilidade e retomada plena de que atua no nicho da fotografia.

O artigo “A Fotografia Profissional está em Alta?levanta uma questão real e mostra que temos muitas vezes, mais perguntas do que respostas, mas também com muitos desafios a serem superados e, acreditando em nosso trabalho, sim, iremos cruzar esse momento difícil para a fotografia.

Recomendamos para você

Como Atrair Clientes com seu Site Profissional

Marketing Para Fotógrafos

Como o SEO Pode Destacar Meu Site de Fotografia

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post A Fotografia Profissional está em Alta? appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: