O que são Princípios e Valores e como melhor Empreender com eles?

Princípios e Valores: Como eles ajudam você a empreender?

Como conciliar o nosso dia de trabalho com nossos princípios e valores? Essa é uma grande questão para milhões de pessoas que empreendem. Neste artigo –  O que são Princípios e Valores e como melhor empreender com eles – vou abordar a fundo toda a questão fundamental de como as nossas crenças e convicções influenciam a nossa vida empreendedora.

Afinal, os princípios e valores existem para nos ajudar a sermos melhores pessoas e ajudar a sociedade.

Sendo assim, podemos afirmar que os seus princípios e valores também vão ajudar você a se tornar um melhor empreendedor e ajudá-lo nas suas interações com outras pessoas.

Irei portanto cobrir alguns tópicos específicos como:

  • O que são princípios e valores;
  • Por que princípios e valores são importantes para quem empreende?;
  • Como os princípios e valores se tornam um diferencial?;
  • Podemos aprender novos princípios e valores?

E, entre tantas outras coisas que formam o perfil ideal do empreendedor, vou incluir algumas dicas e exemplos práticos de princípios e valores que vão ajudar você a se diferenciar com eles.

Princípios e Valores – Introdução

No mundo competitivo dos negócios, as pressões por resultados são enormes e, com elas, temos que ter muita resiliência e jogo de cintura. 

No meio dessa arena de competição e esforço para vencer desafios, a cabeça do empreendedor às vezes entra em conflito sobre o que precisa ser feito, decisões que precisam ser tomadas e julgamentos gerais que fazemos das coisas.

Como diz a expressão, há situações que nós empreendedores ficamos entre a cruz e a espada, não é mesmo?

Você já se sentiu pressionado a fazer coisas que você se questionou se era a melhor conduta?

Você já disse “NÃO” porque seus princípios e valores não estavam “alinhados”, em sintonia, com o assunto?

Pois é. Você sabe do que eu estou falando…

O nosso interior fala com a gente.

Às vezes você pode ficar inseguro se faz isso ou aquilo justamente porque dentro de você há certos princípios e valores.

Se você reler o título deste artigo (O que são Princípios e Valores e como melhor empreender com eles?), você pode perceber a provocação sutil de que nem todos empreendedores trabalham em perfeita harmonia com seus princípios e valores.

princípios-e-valores-de-uma-empresa

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que abandonaram um bom emprego alegando não estar “de acordo” com a conduta (leia-se aqui princípios e valores) da empresa, da gerência, ou de uma decisão que a empresa tomou.

E contrário também.

empresas e grupos que atraem profissionais justamente pelos seus princípios e valores.

De fato, entender melhor o que são princípios e valores é mesmo importante para quem empreende, além de ser fundamental para a nossa vida no geral.

O que são e como funcionam os nossos Princípios e Valores?

Princípios e valores de uma pessoa ajudam a formar o caráter, a marca e o valor que a pessoa tem. E, quem cultiva e valoriza as mesmas qualidades, hábitos e atitudes vai perceber e valorizar ainda mais esses princípios e valores.

Mas afinal, o que são princípios e valores de uma pessoa ou de um empreendedor?

Princípios e valores são as diretrizes, normas e qualidades que orientam os pensamentos e os hábitos de qualquer pessoa e que são espelhados em outras pessoas, situações e exemplos.

Princípios e valores conectam e unem pessoas. O próprio conceito de comunidade se dá por semelhanças de interesse e pelos princípios e valores exemplo.

Essa definição de princípios e valores explica muito bem porque as empresas enfatizam seus princípios e valores de diversas maneiras.

Princípios

Os princípios são para uma pessoa o que os alicerces são para uma obra de engenharia. 

Seja nos 10 mandamentos da Bíblia ou no antigo código de Hamurabi (olho por olho, dente por dente), das leis de trânsito às normas de segurança de uma empresa de transporte, os princípios são os conceitos que firmam posições, leis e condutas.

ética-princípios-valores

Os princípios formam portanto a nossa certeza, a nossa convicção, sobre os mais diversos assuntos.

Graças aos princípios, pensamos, interagimos, tomamos decisões, ficamos mais  felizes ou mais tristes.

Você segue as leis de trânsito não só porque é lei, mas sim porque é algo bom e para o bem coletivo.

Assim, para entender bem o que são “princípios” entenda que eles geralmente priorizam a coletividade e a inter-relação benéfica entre todos que participam.

Os Princípios no Empreendedorismo

Princípios são a base para o convívio e certos princípios também são a base no trabalho.

Steve Jobs dizia publicamente que copiava as melhores ideias, sem vergonha. E o que poderia ser um princípio negativo se tornou positivo para a Apple, pois o que a Apple fazia era fazer muito melhor que os outros, ou seja, pegar uma boa ideia e implementá-la de maneira melhor, com mais funcionalidades e de maneira mais elegante.

Rolim Amaro, fundador da TAM Empresas Áreas dizia que só uma coisa estava acima dos clientes: a segurança.

O mais importante dos princípios de uma empresa de aviação são seus requisitos de segurança, concorda? Portanto Rolim, de maneira brilhante, usava o princípio publicamente e com orgulho.

E há tantos outros exemplos sobre princípios e como eles influenciam os negócios e o mercado.

Você conhece a lei da pureza na criação de cerveja.

Toda uma indústria de fabricação de cerveja, que quer receber o tal selo de pureza, precisa produzir a cerveja seguindo os requisitos do princípio de pureza – que foi criado centenas ou até milhares de anos atrás.

Para os empreendedores e negócios que priorizam a qualidade na produção existem algumas certificações para ajudar com os princípios de qualidade.

É muito interessante como podemos aprender muito sobre princípios conhecendo mais a fundo a ISO 9001.

Os Princípios da ISO 9001

Agora o conceito de Princípios vai ficar bem mais claro e prático.

Veja como são didáticos os princípios da ISO 9001:

  1. Foco no cliente: 

Cuidar para que do início ao fim haja um atendimento padronizado das interações, troca de informações, entrega e suporte geral;

  1. Liderança: 

Estamos falando aqui do comprometimento que a liderança e a gestão precisam ter com os processos definidos;

  1. Engajamento: 

Não só os líderes são responsáveis por seguir os princípios. Mas também todos os colaboradores devem se engajar e seguir os princípios e requisitos. 

  1. Abordagem de processos: 

Abordagem de sistema e gestão, com definições de etapas e detalhes da operação. Então, a formalização ajuda todos os envolvidos a seguirem os princípios e requisitos do negócio.

  1. Melhoria contínua: 

Com a abordagem de sistema e resultados, é necessário definir e medir resultados para ser possível melhorá-los.

  1. Decisão

A tomada de decisão precisa ser sobre fatos e dados claros;

  1. Gestão de relacionamento

As relações precisam ser benéficas com todos os envolvidos, colaboradores e fornecedores.

Chamamos isso de regras, guia de conduta, requisitos, não importa. Pois, são graças a esses princípios que um negócio pode se dar melhor que outros. 

Por fim, empreender com princípios significa empreender melhor, trazendo mais resultados e se tornando uma empresa mais competitiva e valorizada.

Como empreender com valores?

Um pouco diferente do que aprendemos sobre princípios, os conceitos de valores definem as qualidades que mostramos no trabalho e na vida pessoal.

Essas qualidades podem não ser frutos de uma lei, uma crença, mas são qualidades que são importantes e até esperadas.

O primeiro exemplo que vou dar para explicar valores é o que é considerado o perfil ideal de um vendedor de roupas em uma loja.

princípios-e-valores-éticos

Você acha que um vendedor de uma loja de roupas precisa ter simpatia e empatia?

A princípio Sim, não é mesmo? 

A simpatia (a cordialidade) e a empatia (de entender com naturalidade o que o cliente está buscando) são qualidades essenciais para um vendedor, assim como para qualquer pessoa que trabalha com público no geral.

Tanto os princípios como valores podem ser ensinados. Assim, chegamos na importância plena que princípios e valores tem para o empreendedor: disseminar as boas atitudes importantes para o negócio.

Dessa forma, o interessante é que como os valores não são tão rígidos como os princípios, é muito importante para o empreendedor ser o exemplo prático desses valores.

Por outro lado, de nada adianta pedir para o vendedor sorrir e ser amável, comunicativo, se o empreendedor quando for atender o cliente não representar bem esses valores.

Exemplos de valores

Os tipos de valores formam uma lista enorme. E, às vezes, valores são confundidos por elogios.

Veja alguns exemplos:

  • Honestidade;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Profissionalismo;
  • Organização;
  • Clareza;
  • Honestidade;
  • Simpatia;
  • Empatia;
  • E tantos outros.

De tudo que falamos sobre valores, e também sobre princípios, o que vale a pena destacar é que eles precisam ser demonstrados para serem capazes de influenciar positivamente as pessoas.

Afinal, o ser humano tem a tendência de aprender mais por observação que por ordem.

Como nos tornarmos melhores empreendedores com nossos princípios e valores?

E essa é uma grande questão, não é? Como nos tornarmos melhores empreendedores graças aos princípios e valores que acreditamos?

Nós, empreendedores, buscamos a valorização do cliente o tempo todo. Sendo assim, os princípios e valores possuem um papel importante no reconhecimento do cliente.

valores-e-princípios

Atualmente, estamos vivendo em um novo mercado que valoriza toda a experiência de consumo. 

Não é só consumir produtos e serviços. Queremos uma experiência melhor, distinta e adivinha, mas também que esteja alinhada com nossos princípios e valores.

Hoje há quem não goste de comprar produtos que sejam derivados de petróleo. Basta analisar o sucesso dos produtos orgânicos.

Você poderia cortar da sua lista uma marca que usou mão de obra similar a escravidão (escravidão moderna).

Vamos dar um exemplo mais simples:

Ao chegar em um bar, em um horário de futebol, muitos clientes vão procurar pela TV.

Se houver uma ou duas tvs, e o cliente conseguir acompanhar mesmo que de maneira superficial o jogo, a experiência será melhor com a tv do que sem ela.

E desse exemplo fazemos a pergunta:

Como o cliente é capaz de identificar seus valores?

Muito facilmente, e de maneira muito mais simples do que imaginamos.

O cliente que gosta de tomar café no Starbucks com certeza aprecia muito mais que o café. Mas também a mesa, o som, etc.

Você pode criar seus princípios e valores, mas quem os identifica é o cliente.

E é por isso que os princípios e valores não podem estar só no site, no quadro e, contudo, não fazerem parte do dia a dia do negócio.

Conclusão

O que são Princípios e valores como melhor empreender com eles tratou de mostrar que podemos ser melhores pessoas e melhores empreendedores conhecendo e usando melhor as nossas crenças, convicções e qualidades.

Portanto, é possível e até recomendável usarmos publicamente os nossos princípios e valores para melhorar nosso negócio, nos diferenciando de outros negócios, inclusive destacando qualidades humanas do empreendedor e do time.

Espero que tenha gostado deste artigo sobre gestão no Blog da Alboom.

Até a próxima.

Recomendamos a leituras destes artigos

Como Criar uma Missão de Negócio [Guia Prático]

Como não perder Seguidores no Instagram

Poses para Foto: 48 Ideias Para os Melhores Retratos

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post O que são Princípios e Valores e como melhor Empreender com eles? appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: