Vender Online: Guia Prático com 5 Etapas

Como Vender Online? Veja como expandir seus negócios e aumentar o faturamento de maneira rápida e fácil

Podemos afirmar que a pergunta que ficou na mente da maioria das pessoas nos últimos anos foi: Como Vender Online?

Chegaram os tempos onde tudo, realmente quase tudo, é digital. Até as relações humanas vêm acontecendo nas redes sociais, grupos de WhatsApp e comunidades online, que reúne pessoas em torno de interesses em comum.

Enfim, vender online se resume em criar oportunidades de negócio dentro desse novo mundo digital, um mundo que inclusive pode complementar seu negócio tradicional.

Aliás, pensando como uma oportunidade de expansão de um negócio tradicional, vimos nos últimos 2 anos um crescimento fenomenal dos restaurantes que além de atender presencialmente, também vendem online.

Até os fotógrafos, que antigamente trabalhavam com a entrega das fotos de forma física, atualmente estão vendendo fotos online.

Portanto, aqui você verá que é muito mais fácil do que parece começar a vender online hoje mesmo.

O que significa vender online?

vender-online-guia-pratico-5-etapas

Vender online, hoje em dia, significa não somente o conceito de vender online, usando a internet, mas também ser capaz de receber pela venda online de maneira 100% segura e imediata.

Em outras palavras, significa venda recebida, ou dinheiro na conta, dando tranquilidade e segurança para o empreendedor entregar o que foi prometido.

O cliente que compra online também busca essa comodidade, rapidez e segurança. Comprar e pagar online significa que ele terá o produto ou serviço mais rápido e garantido.

Dessa maneira, vender online é a junção de tecnologias e serviços para facilitar cada vez mais o fechamento de negócios.

Venda online e a venda por telefone

Importante você não confundir venda online com venda por telefone, via centrais de atendimento.

vender-pelo-telefone

Desde que o telefone foi inventado, não demorou muito para perceberem que era possível vender por telefone.

Só você assistir o filme O Lobo de Wall Street vai ver que vender a distância é algo antigo mesmo, e tem o seu potencial, sem dúvida.

Mas o que queremos dizer com vender online, é vender e receber em tempo real, aproveitando a tecnologia de sites e sistemas que vão processar todo o pedido com segurança e rapidez, incluindo o pagamento.

A venda online praticamente vem substituindo as outras formas mais tradicionais, porque é a maneira de mais baixo custo e maior potencial de escala. Além disso, hoje em dia, é muito fácil começar a vender online, como você vai aprender neste guia.

As 5 etapas para vender online – Guia prático

Com toda a tecnologia presente e disponível para ter sucesso na internet, podendo ser implementado por qualquer pessoa com facilitadores e práticas que auxiliam em praticamente todas as etapas do processo, fica muito mais fácil.

A seguir vamos apresentar assim as 5 etapas essenciais para você começar a vender online:

1. Criar a oferta

O primeiro passo para vender online é criar a oferta. 

A oferta seria, portanto, o produto ou serviço vendido. 

A oferta é o que você promete entregar após a venda ser concretizada.

Na venda online o interessante é que você precisa também criar um acabamento visual e descritivo para a oferta. 

Você pode usar um site ou página online dedicada vender e, neste local, precisará tornar a oferta atrativa e clara para o cliente entender bem.

Também faz parte da criação da oferta a definição do preço ou da promoção.

Para ajudar você na criação da oferta, pense em uma descrição simplificada e direta ao ponto, mas sendo também marketeira na medida certa.

Na oferta, agregar a marca do profissional ou da empresa responsável também é diferencial no processo de vendas.

Dessa forma, uma oferta endossada por uma marca ou por uma boa lista de depoimentos, terá mais chances de vendas, principalmente para um público novo, não acostumado com o produto ou com a marca.

2. Definir a estratégia de vendas (Canal e divulgação)

Uma vez criada a oferta, o próximo passo é escolher quais serão os canais de venda.

Há 3 estratégias principais para vender online: direta, indireta e híbrida. Então, vamos entender um pouco mais, para que você saiba qual é a melhor para seu negócio.

Venda Online Direta

Na venda online direta, você pode optar por vender online via seu próprio site, páginas de venda (landing pages) ou via WhatsApp ou redes sociais. Tudo de maneira direta, estando você no controle do canal e da maneira como você divulga.

Veja exemplo:

landing-page-de-conversao
Landing Page de Venda promocional da Alboom

Além do seu próprio site profissional ou landing pages, você conta ainda com a possibilidade criar sua própria loja virtual.

O Blog da Alboom possui um artigo apresentando os 5 melhores sites para criar sua loja virtual de maneira rápida e facilitada.

Venda Online Indireta

Na venda online indireta, você conta com canais de venda e divulgação já estabelecidos no mercado. Por conta disso, a vantagem de usar essas plataformas, é já ter um público definido e frequente.

Geralmente você, ou seu produto, será mais uma marca ou produto comercializado no local. O exemplo mais fácil de entender a venda online indireta são as plataformas feitas para comercialização de conteúdos digitais, como Hotmart, Eduzz, Kiwify, Monetizze

Outro exemplo são os marketplaces de produto, como Mercado Livre, Elo7 e Amazon que você poderia cadastrar suas ofertas para vendas nessas importantes lojas virtuais multimarcas.

Se o seu negócio estiver inserido no segmento de serviços profissionais, talvez as plataformas de trabalho remoto como Workana e Getninjas serão excelentes alternativas para você vender online de maneira indireta. 

Certos negócios podem se beneficiar de vários canais ao mesmo tempo. É possível, portanto, você definir tanto a venda online direta como indireta ao mesmo tempo, o que seria uma abordagem híbrida, como veremos a seguir.

Venda Online Híbrida

A venda online híbrida, portanto, compõe elementos da estratégia de venda indireta e direta, ao mesmo tempo, maximizando os canais de venda e expandindo o negócio mais rapidamente.

Se você é um profissional com ótimo site e presença online em redes sociais, você poderia divulgar em seu site e canais, e ter também algum produto ou serviço nas plataformas mencionadas anteriormente.

Veja o exemplo do fotógrafo X que em seu site possui um link para vender online no Hotmart.

landing-page-direcionando-para-hotmart
Site da Maquiadora Nina Cotrim, com direcionamento para o Hotmart

3. Escolher um sistema de pagamentos online

Para tornar finalmente possível a venda e recebimento rápido, é preciso usar um sistema de pagamentos online.

Mas afinal, o que é um sistema de pagamento online?

Um sistema, ou plataforma de pagamentos online, será responsável por processar o pagamento no ato da compra e repassar para você o valor recebido, descontando as taxas e tarifas pelo serviço.

O Alboom Pay é um exemplo de sistema de pagamento online gratuito e sem mensalidades, que permite você configurar em minutos seu próprio sistema de pagamento online.

Nele, você perceberá que por trás de um sistema de pagamento, há uma espécie de conta digital, onde você acompanha o fluxo de entrada das vendas.

gestão-de-pagamento-online
Acompanhamento dos pagamentos pelo Alboom Pay

Outro aspecto muito importante é que o sistema de pagamento online gere facilidades para você conseguir vender online em todos ou nos principais canais que fizerem parte da sua estratégia e que foram explicados na etapa anterior de como vender online.

Portanto, uma ferramenta como o Alboom Pay, capaz de criar links de cobrança e links de pagamento, vai proporcionar o elo correto com os sites de vendas e tudo vai estar conectado para a venda online funcionar.

Com o sistema de pagamento configurado e personalizado para seu negócio, você pode começar a criar imediatamente links de cobrança e links de pagamento.

Quando falamos de link de cobrança, estamos nos referindo a enviar para um determinado cliente, ou prospecto, a um link para ele fazer a compra online.

link-de-pagamento-personalizado
Criação de link de pagamento pelo Alboom Pay

O interessante é usar links de cobrança que sejam personalizados, com visual ou formatação personalizada, para que o cliente se sinta bem confortável e seguro para comprar e pagar.

Já o link de pagamento tem seu uso de maneira a trazer ainda mais flexibilidade, permitindo, por exemplo, fazer centenas de vendas, para não dizer milhares, com o mesmo link de pagamento.

O link de pagamento, portanto, é o jeito ideal para você transformar seu site, landing page ou grupos de whatsapp e facebook em um máquina de vendas.

Dessa maneira, configurar links de cobrança e links de pagamentos vão permitir que qualquer profissional comece a vender online sem ter que criar ou desenvolver um sistema complexo de e-commerce.

5. Gerenciar os pedidos e fazer a entrega

Por último, toda venda geralmente precisa de uma entrega, com a venda online isso não seria diferente.

É importante no contexto de venda online você ter um local específico para gerenciar o fluxo de pedidos de vendas, para assim controlar a entrega.

A entrega é muito importante, como você sabe. A qualidade dela também é um ponto importante para o sucesso de todo o negócio.

Por isso, é essencial no contexto geral de vendas, administrar bem as expectativas, tanto na fase de vendas como na fase da entrega.

gestão-de-pedidos-e-tarefas-online
Gestão de pedidos pelo Alboom CRM, onde você consegue acompanhar as etapas e não perder os prazos de entregas

Afinal, se a entrega não ocorrer no prazo certo, e dentro das expectativas do cliente, o comprador pode pedir o estorno da venda e até pedir o cancelamento diretamente com a operadora do cartão de crédito, o que nesse caso seria o que conhecemos como chargeback de venda online.

Você está pronto para vender online hoje mesmo? 

Como conclusão, entenda o seu produto e o seu cliente e torne, sempre, a vida dele mais fácil também.

Restringir o seu produto apenas para físico, ou até mesmo tornar a venda online muito manual, pode fazer você perder tempo e dinheiro.

As tecnologias estão aí justamente para que você use com sabedoria e tire o maior proveito delas.

Entender que o mundo mudou e está mais online, é entender que o seu cliente e prospect também está online. 

Os 5 passos para vender online, que mostramos nesse artigo, mostra que não é algo complicado, mas sim um fluxo com começo, meio e fim, e que todas essas etapas, quando bem executadas, transformam o seu negócio.

Quais tecnologias para vender online você já usa? Comenta aqui para gente e compartilhe com aquela pessoa que você acredita que precisa começar!

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

The post Vender Online: Guia Prático com 5 Etapas appeared first on Blog da Alboom.

Publicado por ALBOOM CRIAR SITE GRÁTIS

Sobre Alboom Criar Site Grátis Sou Juliane Castro Almeida – representante da Alboom Criar Site Grátis Sobre a Alboom Criar Site Grátis A Alboom Criar Site Grátis é a melhor empresa de Criação de Site Grátis Profissionais no Brasil. Crie também seu Site Grátis para fotógrafos e para demais Profissionais Criativos. https://www.youtube.com/c/AlboomPro/featured Alboom Criar Site Grátis – Crie o Seu Site Grátis. Olá, sou a Juliane Castro Almeida, sou da cidade de Campinas – SP e há 5 anos aprendi a fotografar, e hoje atuo como free lancer na Empresa Alboom e também faço trabalhos de fotografia de casamento festas e eventos na cidade de Campinas e também em outras cidades de toda a região. Visite o site https://blog.alboompro.com . A Alboom Criar Site Grátis é uma plataforma de soluções com tudo que você precisa para criar um site grátis maravilhoso, acelerar a sua carreira e crescer mais rápido o seu negócio. Desde surgimento da Alboom em 2015, definimos que queríamos transformar a vida de milhões de profissionais. Com o Slogan: Acreditamos que todo grande sucesso começa com um site grátis incrível! A Alboom proporciona a você as ferramentas certas para melhorar todos os aspectos do seu negócio, do site e landing pages a ferramentas de vendas e produtividade. Site para Fotógrafos Grátis A Alboom Criar Site Grátis tem as melhores soluções para você também Criar Seu Site Grátis de maneira simples, fácil e prática. Comece agora mesmo e crie seu site grátis para profissionais, seja você um Fotógrafo Profissional, Decorador, Arquiteto, Engenheiro, Cabeleireiros, Videomaker ou mesmo outras profissões, em especial Criar Site Grátis a todos os Profissionais Criativos. Esta é a empresa que trabalho. A melhor empresa de site grátis do Brasil. Para saber mais sobre a Alboom Criar Site Grátis visite a pagina: https://blog.alboompro.com/sobre-a-alboom/ Conheça também nosso outros Canais de Comunicação: WEB OFICIAL YOUTUBE CANAL BLOGGER GRAVATAR Esta sou eu Juliane Castro Almeida – Representante de Vendas da Alboom Criar Site Grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: